O sistema de cabeamento estruturado é uma solução que proporciona organização, flexibilidade, segurança, durabilidade para os cabos de comunicações, equipamentos e infraestrutura dos ambientes das instalações. Com a padronização universal o cabeamento estruturado poderá atender as redes de dados, elétrica, telefonia, segurança eletrônica, gerenciamento de redes, controle de acesso, CFTV entre outras, além de possibilitar futuras expansões.

Qual a sua importância?

Que tal iniciarmos este tópico propondo a você um teste? Tente imaginar o seguinte cenário: você está visitando um datacenter, pertencente a uma empresa altamente conceituada, e acaba por quase tropeçar em um cabo instalado no meio do caminho. No local, é possível ver outros cabos expostos a uma goteira e fios que atravessam as mesas do escritório.

Conseguiu adaptar a situação para a vida real? Logicamente, não! Em datacenters é praticamente impossível nos depararmos com isso, afinal, as grandes corporações fazem um planejamento de infraestrutura, tendo em vista o cumprimento de todas as normas técnicas (nacionais e internacionais) e o alto desempenho das máquinas.

Além disso, o cabeamento estruturado visa garantir que todo o projeto de infraestrutura seja plenamente capaz de operar por um período mínimo de 10 anos suportando, além dos processos, os servidores da rede local, a quantidade de switches, roteadores e sua extensão.